O Ábaco Indiano – 6º ano A

Olá, alunos, estou postando mais um desafio aqui no nosso blog.

Nas últimas aulas tivemos lindas apresentações de trabalhos sobre o Ábaco. Será que vocês se lembram do Ábaco Indiano? Ele é conhecido também como ábaco de pinos. Nesse ábaco, cada pino equivale a uma posição no nosso sistema de numeração, sendo que o primeiro, da direita para a esquerda representa a unidade, e os próximos representam a dezena, a centena, a unidade de milhar e assim por diante. Agora é sua vez: Observe os ábacos abaixo, em seguida escolha apenas um e indique o número que está representado nele.  O próximo aluno que acessar o blog poderá confirmar ou corrigir o número indicado pelo colega, ou ainda escolher outro ábaco para responder.

Vamos lá… quero ver todos vocês participando… o desafio está lançado…

Boa sorte!

Abraços, Prof. Ronaldo

25 Respostas

  1. O Ábaco numero 1 está representando o seguinte numero 22.051 pq a 2 bolas na d de milhar 2 bolas na u de milhar 5 bolas na de dezena simples e 1 bola na unidade simples.

  2. Oi Ronaldo,
    Eu escolhi o ábaco indiano número 10, que está representando o número 1.346.
    Adorei o desafioo !!
    Beijos
    Lais.

    • Eu concordo com a Lais pois á 1 bola na unidade de milhar 3 bolas na centena simples 4 bolas na dezena simples e 6 bolas na unidade simples.

  3. Oi Ronaldo
    A reposta da Lais esta correta e eu escolhi o ábaco número 1 que está representando: 22.051.
    Ana Júlia

  4. Oi Ronaldo.
    O áboca número 1 esta representando o seguinte número:22.051 pq á 2 bolas na dezena de milhar 2 bolas na unidade de milhar 5 bolas na dezena simples e 1 bola na unidade simples.

  5. Oiie tudo bem : Ronaldo .
    Então eu escolhi o ábaco numero 4 , e seu resultado é 335 .
    Gostei muitoooo !!!
    Beiiijos .
    Isadora *-*

  6. Oi Papai!!!
    Escolhi o ábaco número 1, que representa o valor : 22.051.
    Adorei!!!
    Beijos.

  7. Oi Ronaldo escolhi o numero 6, ele representa o numero:2.417..!Super legal..bjss

  8. Oi Ronaldo,
    Escolhi o ábaco 9, que representa 10.314
    Beijos!

  9. Oi Ronaldo!
    Eu escolhi o abaco numero 6.Ele representa o numero 2.417.
    Nos lance mais desafios!!!Adoro falar Beijos.Eu concordo com a Luly!!! Se voce nos deixasse,eu adoraria responder todos!Beijoooosss

    Miri

  10. Oi criançada,
    Estou gostando muito de ver a discussão entre vocês… os próximos que visitarem o blog escolham ábacos diferentes dos que já foram respondidos ok! E continuem participando! Abraços!

  11. Ronaldo o ábaco numero 8 esta o numero 15 pois tem uma unidade na dezena simples e cinco unidades na unidade simples

    adorei esse desafio quero + quero muito +

    abraço🙂 ;D

  12. oi ronaldo.O numero 10 está representando1.346

  13. oi ronaldo eu escolhi o ábaco numero 5 esta representando 420

  14. oi ronaldo.o ábaco numero 3 esta representando 23

  15. Oi,Ronaldo!!!!!! Escolhi o ábaco 3 que representa 23.

  16. rona0ldo pelo o que eu reconheci o ábaco número 8 tem o resultado do número 15, pois tem uma bolinha na dezena simples e cinco bolinhas nas unidades simples. 10+5=15
    felipe casteletti ramiro

  17. Oi Ronaldo eu escolhi o ábaco numero 6 ele mostra o numero 2.417 !!!

  18. Oi Ronaldo , eu escolhi o numero 3 que esta representando 23 !!!
    🙂

  19. escolhi o número 8 ,aonde o valor representado é 15

  20. eai ronaldo beleza escolhi o 8 que o valor representado é o 15

  21. Escolhi o ábaco numero 8 que representa o numero 15.

  22. ola ronaldo estou postando no dia 11/06 eu sei que o prazo era ate 10/06 mas meu computador estava dando poblema.Eu escolhi o numero 4 se eu estiver certo o numero é 335

  23. muito facil e legal

  24. Oi Ronaldo, tudo bem?
    Escolhi o ábaco número 10, ele está representando o número 1.346!!
    Adorei o desafio !!!!!
    Beijoosss
    Thaís

Deixe uma resposta

