Desafio da Simetria – Desvende se você for capaz! – 6º A

Olá, alunos, espero que gostem do nosso primeiro desafio aqui no blog.
Nas últimas aulas aprendemos que uma figura pode ser considerada simétrica quando, ao traçarmos uma linha reta (dividindo-a ao meio), as duas partes vistas são iguais e se sobrepõem (se encaixam). Sendo assim, nosso desafio será descobrir, dentre as figuras relacionadas aqui, quais são “simétricas” e quais são “assimétricas”. Agora é sua vez: olhe atentamente para cada figura, em seguida escolha apenas uma delas, analise e indique se ela é simétrica. O próximo aluno que acessar o blog poderá indicar quantos eixos de simetria é possível traçar na figura simétrica indicada pelo colega, ou ainda escolher outra figura para responder.

 

E aê pessoal, será que vocês estão prontos? Quem será o primeiro a responder?

Vamos lá… quero ver todos vocês participando… o desafio está lançado…

Boa sorte!

Abraços, Prof. Ronaldo

 

18 Respostas

  1. Oi Ronaldo…
    eu escolhi a figura F e acredito que seja simétrica,pois quando dobrada ao meio tanto na horizontal quanto na vertical ela de encaixa(sobrepõe)
    Adorei o desafioo!!
    Beijoos!!
    Lais.

  2. A figura (A) tem 6 eixos de simetria.Laura J. Biancardi.6 ano A.

  3. A figura E é simétrica.

  4. A FIGURA C É ASSIMÉTRICA.Gabriel Genaro

  5. A figura D é simétrica pois seus lados são iguais

  6. Ronaldo Ronaldo

    euuuu acho que a [f ] é uma simetria cortada como na vertical como na orizontal e ela tem 4 formas de se dobrar

  7. Professor Ronaldo adorei este exercício, ali as eu adoro simetria além de adorar muito matemática!!!!
    Assinado:Thaís

  8. Escolhi a figura G.Seu eixo de simetria é na vertical,SOMENTE NA VERTICAL!

    Beijos,abraços alegres e simétricos para você Ronaldo!

  9. Oi Professor Ronaldo
    eu escolhi a figura h e eu acredito que só tem apenas 1 eixo de simetria

    Felipe Ramiro 6º ano A

  10. Oiie Ronaldo tudo bem ..
    Oh o imagem (G) é simetrica se corta-la ao meio .
    Ook . Gostei do desafio .. muito legal ta Beijos Tchau ..
    Te adoroo
    Isadora *-*

  11. Ronaldo,

    creio que a figura F é simetrica poi dobrada na vertical ou na horizontal fica perfeitamente encaixada.

    bjoks
    Miri

  12. oi Ronaldo,a figura C,não é simétrica
    adoro MATEMÁTICAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  13. Ronaldo vi que a figura H é simétrica se você colocar o eixo de simetria na vertical e você verá que elas se sobrepõem (se encaixam perfeitamente umas sobre se outras)

  14. Eu acho que a F e simetrica ! Gostei de fazer esse Exercicio !

  15. Ronaldo a figura H é simetrica pois se for colocado um traço na vertical é possivel achar um eixo de simetria

  16. Olá Ronaldo.

    Eu vi que se colocarmos na figura F o eixo de semitria na vertical ou reto ela é simetrica.

  17. Ronaldo eu vi a figura c e ela é simetrica

  18. Leonardo pirola : Oi Ronaldo pelo o que eu vi tem varias figuras geometricas como as figuras f, g, h, a.
    A figura c não é simetrica porque não da para dividi-la ao meio e por isso e tenho certeza que não e simetrica
    as outras figuras que eu nao falei elas nao sao simetricas

Deixe uma resposta

